As redes sociais são hoje a principal ferramenta de divulgação para artistas independentes. Com baixo custo e alto alcance, elas são uma ótima ferramenta de marketing e precisam ser consideradas como uma prioridade pelo artista.
Além da divulgação propriamente dita, as redes sociais são muito importantes porque ajudam a melhorar sua presença digital nas ferramentas de busca como o Google, favorecendo o algorítmo que, neste caso, será o conjunto de dados e informações usados para recomendar músicas aos usuários.
Curiosamente, hoje em dia as 3 redes sociais que mais geram algoritmos e são imprescindíveis quando falamos em presença digital são o Instagram, Twitter e o Facebook. Criar o perfil nelas é fundamental, ao mesmo tempo que também é preciso dedicação diária para manter o perfil sempre atualizado. Veja as dicas:
1- Tenha disciplina! Uma vez escolhida a periodicidade de sua postagem, procure mantê-la. Não precisa fazer várias postagens por dia, mas ter postagens diárias ajuda muito.
2- Fale do seu oficio! Se voce é da música, procure focar nesse assunto. É claro que você pode comentar outros assuntos, mas priorize a música.
3- Procure produzir conteúdos diferentes para cada rede, visto que cada uma tem um melhor a ser explorado. No Twitter, são textos curtos mais diretos. No Instagram, aposte mais em imagens e descontração. O Facebook é o que proporciona mais texto e vídeo mais longo.
4- Abuse dos vídeos! Vídeos costumam ser mais atrativos do que fotos.
Vale lembrar que o O TIK TOK é atualmente a rede social que mais cresce no mundo e já falamos disso aqui no blog. O Youtube já é bem conhecido para quem trabalha com música, mas sempre há novidades para explorar.
Ficou animado? Crie o seu perfil, divulgue a sua música, conquiste fãs!